Slumdog Millionaire ou táticas para acertar na escolha

slumdog_millionaire

 

Slumdog Millionaire (Quem Quer Ser um Milionário?). Direção: Danny Boyle. Roteiro: Simon Beaufoy. Fotografia: Anthony Dod Mantle. Música: A. R. Rahman. Elenco: Dev Patel; Anil Kapoor; Freida Pinto; Madhur Mittal; Azharuddin Mohammed Ismail; Ayush Mahesh Khedekar.

10 Indicações – Academy Awards®: Filme; Direção; Edição; Fotografia; Trilha Sonora Original; Edição de Som; Mixagem de Som; Roteiro Adaptado; Canção “Jai Ho”; Canção “O Saya”.

4 Indicações – Golden Globes®: Filme – Drama; Direção; Roteiro; Trilha Sonora.

 

O que chama a atenção no cinema indiano, em especial em Bollywood? Seria seu tom exótico? Seria a explosão da cor? Seria o enredo? Seria a musicalidade? Seria a notoriedade? Seria uma pergunta? Ainda que Quem ser um milionário? não seja de fato uma produção indiana, ele possui de direito a resposta para cada uma dessas perguntas. E essa é a fórmula do sucesso da produção.

Baseado no livro Q & A, de Vikas Swarup o filme é um triunfo especialmente da montagem, da fotografia e da trilha sonora. A obra trata a questão do amor de maneira bastante sutil. A estrutura narrativa do roteiro camufla esse tema universal, dividindo a ação dramática em três tempos, todos girando em torno de Jamal (Dev Patel), jovem indiano que está a uma pergunta de faturar o prêmio milionário no mais popular show de televisão da Índia. Porém ele é analfabeto, vindo das grandes favelas de Bombaim (hoje Mumbai), o que deixa o apresentador do programa (Anil Kapoor) desconfiado.

A edição de Quem quer ser um milionário? organiza a estrutura temporal do enredo logo na abertura, de forma que ela seja facilmente compreendida pelos espectadores. Temos, assim, o presente (um interrogatório de Jamal na delegacia de polícia), o passado imediato (o espetáculo de televisão, ocorrido pouco antes) e o passado remoto que funciona enquanto memória (longos flashbacks que, a pretexto de mostrar como Jamal sabia as respostas de cada pergunta feita no programa, relembram a trajetória sofrida dele). É a edição que soluciona e dá credibilidade ao filme, mesmo que o fluxo de memória se dê de forma simplificada, sendo representado de maneira linear às perguntas e respostas que o filme expõe.

Um aspecto muito importante e que colabora para o sucesso do filme é a sua trilha sonora e suas canções. São músicas envolventes, ágeis e emotivas que dão o tom à trama. E é ainda por cima uma dessas trilhas que podem ser ouvidas sem necessariamente estarem no filme. “Jai Ho”, “O Saha”, e “Paper planes” (essa indicada ao Grammy) são dançantes, característica essa do cinema indiano.

A história de amor impregna o sentido do filme, e o aspecto social das favelas indianas e a situação miserável de seus habitantes são enfocados de maneira bastante explosiva visualmente. A obra possui um desfecho emocionalmente grandioso, engajando a platéia diretamente dentro do drama de Jamal e expondo o amor enquanto caminho e enquanto solução.

O sofrimento de Jamal resposta a resposta, o guia em sua busca pelo amor. Há magia nessa relação especialmente por ser ele um vira-latas (tradução possível para Slumdog), e mesmo os dessa estirpe amam e merecem o sucesso, ainda que o triunfo financeiro possa ser a resposta para algo maior, que talvez o próprio caminho do amor exija. Mas quem de nós nunca sonhou em ser milionário um dia ou mesmo não procurou o amor nas ondas do destino. É disso que trata Danny Boyle e é esse seu triunfo.

 

Acerte na resposta, e até breve!

Macc Avaliação: 9,5

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: