The Curious Case of Benjamin Button e a excelência do tempo

curious_case_of_benjamin_button_ver121

 

The Curious Case of Benjamin Button (O Curioso Caso de Benjamin Button). Direção: David Fincher. Roteiro: Eric Roth. Fotografia: Claudio Miranda. Música: Alexandre Desplat. Elenco: Brad Pitt; Cate Blanchett; Julia Ormond; Elias Koteas; Jason Flemyng; Taraji P. Henson.

13 Indicações – Academy Awards®: Filme; Direção; Ator (Brad Pitt); Atriz Coadjuvante (Taraji P. Henson); Edição; Fotografia; Direção de Arte; Figurino; Maquiagem; Trilha Sonora Original; Mixagem de Som; Roteiro Adaptado; Efeitos Visuais.

5 Indicações – Golden Globes®: Filme – Drama; Direção; Ator (Brad Pitt); Roteiro; Trilha Sonora.

Vi O curioso caso de Benjamin Button quatro vezes, até agora. Chorei e me emocionei todas as vezes que vi. A discussão de temas perenes como vida, perda e amor é algo que acompanha nossas histórias… e claro, toca o espectador de maneiras distintas. Logo, sei de amigos que não chegaram ao ponto de derramar lágrimas, mesmo se emocionando e avaliando-o de maneira positiva.

É o que eu penso do filme de David Fincher também. É uma obra que trata de maneira sutil dos aspectos positivos da vida, ainda que com uma roupagem melancólica.

A emoção toma conta de O Curioso Caso de Benjamin Button. O filme trata de um homem que nasce velho e vai rejuvenescendo, ‘remando contra a corrente’. Baseado em um conto de Francis Scott Fitzgerald, a partir de uma idéia de Mark Twain, o longa de David Fincher possui um tom melancólico e sombrio, que leva o espectador a buscar uma identificação com os acontecimentos que cercam o protagonista.

A obra é estruturada em três grandes blocos narrativos calcados em eventos históricos: o primeiro mostra a infância e adolescência do protagonista no período entre-guerras; o segundo se passa durante a Segunda Guerra Mundial e enfatiza as primeiras experiências sexuais e emocionais; e o terceiro focaliza o personagem, durante os anos 1960 e 1970, como um idoso preso num corpo jovem, tendo que tomar algumas decisões difíceis. Estas passagens são alinhavadas por uma seqüência que se passa em 2005 e mostra Daisy (Cate Blanchett), uma mulher de 80 anos, no leito de morte, enquanto o furacão Katrina ameaça chegar a Nova Orleans, tema esse bastante recente na cinematografia norte-americana.

A trilha sonora e a fotografia do filme colaboram para o tom emocional destinado à história de Benjamin e a passagem do tempo. A sonoridade, inclusive embala o tom triste do destino do protagonista, que participa da vida das pessoas mais como um expectador do que como um catalisador (o inverso do que ocorre em Forrest Gump – O Contador de Histórias e filme do mesmo roteirista de Benjamin Button.

A atuação dos protagonistas é correta e o destaque dado a importância do rosto de Brad Pitt é digna de Oscar®. Ele faz todas as fases do protagonista, valendo-se da tecnologia dos efeitos visuais e da excelente maquiagem. Cate Blanchett também está bem na obra, ainda que abaixo de outros trabalhos anteriores. Os coajuvantes que merecem destaque são Julia Ormond, que faz a filha de Daisy no filme e é a narradora da história e Taraji P. Henson intrepreta a mãe de Benjamin, de maneira envolvente e convincente.

As reflexões sobre vida e morte tratadas no filme de maneira séria e são conduzidas por uma história de amor, entre Benjamin e Daisy. A idéia de que a vida é uma série de pequenos eventos que estão interligados conduz a trama, que é um ótimo exercício emocional, sugerindo que o destino também está ligado a impossibilidade do retorno.

Mesmo as quase três horas de duração parecem rápidas, já que o roteiro envolve o espectador, que fica a refletir sobre a idéia original da história e sobre o desenlace pungente.

 

Assim, boas lágrimas,

e até breve!

 

Macc Avaliação: 9,5

Anúncios

Uma resposta to “The Curious Case of Benjamin Button e a excelência do tempo”

  1. […] CineMacc wrote an interesting post today on The Curious Case of Benjamin Button e a excelência do tempoHere’s a quick excerpt … cia do rosto de Brad Pitt é digna de Oscar….13 Indicações – Academy Awards: Filme; Direção; Ator (Brad Pitt);…5 Indicações – Golden Globes: Filme – Drama; Direção; Ator (Brad Pitt); Roteiro; Trilha Sonora….Elenco: Brad Pitt; Cate Blanchett; Julia Ormond; Elias Koteas; Jason Flemyng; Taraji P. Henson…. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: